O Grupo

Como projeto de fileira, integramos as várias fases da cadeia de valor: produção, transformação e comercialização.

O Grupo Barcelos dispõe de 5 empresas que, de forma integrada, atuam nas várias fases da cadeia de valor.

Francisco Helvídio Barcelos

A primeira empresa do grupo, dedicada exclusivamente à produção de leite.

Com cerca de 150 vacas em lactação, de raça Holstein Frísia e cada uma com o seu nome próprio, produzem diariamente uma média de 5.000 litros de leite. Todas as nossas vacas são mantidas em sistema de pastoreio livre, alimentadas com as pastagens naturais do Açores.

Maria José Barcelos

A empresa Maria José Barcelos é criada quando o Grupo começa a investir na importação de animais de alto valor genético para os Açores, passando mais tarde a dedicar-se também à exportação de animais vivos e posteriormente à sua engorda.

A exportação de animais foi uma atividade com grande importância nos anos 80 e 90, onde se apostava muito no escoamento de animais vivos da Região para posterior acabamento. Nos últimos anos esta atividade tem sido transferida para a criação e abate na Região, resultando em mais-valias para a produção e para a Região como um todo.

A Pastagem

A Pastagem é uma empresa de produção, que se dedica à criação de animais puros de raça Limousine, certificados como IGP (Identificação Geográfica Protegida).

São animais alimentados em pastoreio rotacional e alimentados com leite materno no mínimo até aos 3 meses.

Quinta dos Açores

A Quinta dos Açores é a principal marca do Grupo e integra 4 unidades de negócio: Indústria Carnes, Indústria Lácteos, Restauração e Retalho.

Na área das Carnes, a Quinta dos Açores faz a desmancha e comercialização das marcas Carne dos Açores IGP e A Pastagem. Ainda neste domínio tem uma linha de Preparados de Carne ultracongelados (Hambúrgueres, Almôndegas e Nuggets) e uma linha de preparados frescos – Especialidades da Quinta (Hambúrgueres, Almôndegas, Rolos de Carne e Espetadas).

Nos lácteos, produzimos iogurtes, gelados e queijos com o leite das nossas vacas.

Para além das unidades industriais, a Quinta dos Açores conta ainda com um espaço dedicado à venda a retalho e talho e também um espaço de restauração e gelataria, onde mostramos aos nossos clientes os nossos produtos confecionados.

Quinta Experience

A Quinta Experience foi a última empresa do Grupo, tendo sido criada numa perspetiva de crescimento na área da restauração e gelataria.

Atualmente é a empresa que detém o espaço de restauração e gelataria Quinta dos Açores em S.Miguel, bem como o espaço Quinta dos Açores Loja do Gelado em Lisboa.