Maçãs assadas com especiarias e granola…acompanhadas com requeijão

Esta é mesmo uma das minhas sobremesas favorita, definitivamente.  A combinação da maçã com o vinho do Porto ou com o vinho Moscatel e com as especiarias (canela, gengibre e noz moscada) faz com que esta seja uma sobremesa muito perfumada. A granola foi uma agradável surpresa, porque acrescentou texturas.

É também, sem dúvida, uma receita muito saudável porque pouco calórica. Se a maçã for bem docinha, podemos dispensar perfeitamente a utilização de açúcar.

Então, fiz assim:

Comprei  maçãs Canada Gris ou Reineta, lavei-as muito bem, descarocei-as e coloquei-as na Actifry. Podem fazer o mesmo procedimento e assá-las no forno num tabuleiro, mas mesmo em forno pré-aquecido demorarão mais de 15 minutos a assar – o tempo que levam a cozinhar na Actifry.

De seguida, preparei uma mistura de canela, gengibre, noz moscada e açúcar mascavado e enchi cada buraquinho de maçã até meio com este preparado. Completei o resto com granola. Reguei as maçãs com vinho do Porto, a gosto e espetei um pauzinho de canela em cada uma. Depois,  marquei 15 minutos na Actifry e esperei que as maçãs arrefecessem antes de as acompanhar com requeijão.

O molho que fica no fundo do recipiente colocado por cima do requeijão resulta numa combinação incrível!

Podem acompanhar esta sobremesa com uma bola de gelado de baunilha, se preferirem.

Receita da Granola aqui.

 

Comments are closed.