Com todos os acontecimentos associados ao arranque de 2020, a grande maioria viu os seus planos de férias e viagens suspensos. No entanto, dentro do possível, devemos tentar aproveitar ao máximo o verão e fazer atividades que gostamos, adaptando-nos às limitações existentes.
Um piquenique /churrasco em família num local seguro, bonito e reservado, o que lhe parece?
E, um piquenique /churrasco que seja saudável e saboroso ao mesmo tempo, acha possível?
Quando procuramos manter uma rotina alimentar mais saudável, é importante tentarmos juntar o útil ao agradável. Infelizmente, estes momentos de partilha muitas vezes estão associados a um consumo energético elevado e a más escolhas alimentares, podendo mesmo destruir todo o esforço e bons hábitos praticados ao longo de toda uma semana. Está tudo nas nossas mãos e depende do que escolhemos para levar connosco.
O CNQA deixa algumas recomendações para que possa desfrutar de um piquenique/churrasco mais saudável, seguro e “sem culpas”:
- Evite alimentos que se estragam facilmente com o calor (molhos, leite, fiambre, etc) e aposte em opções mais resistentes (vegetais frescos, fruta, grãos integrais, leguminosas, frutos secos, etc).
- Prefira, sempre que possível, pratos frios. Use malas térmicas para o transporte dos alimentos e quando chegar ao local do seu piquenique, tente manter os alimentos em local fresco, antes de servir.
- Prepare os alimentos de preferência no próprio dia do piquenique. Tenha os cuidados de higiene presentes durante a preparação e confeção dos alimentos.
- Leve sempre fruta lavada ou já cortada pronta a comer. É rica em água, o que ajuda na hidratação e é uma ótima sobremesa ou lanche, fácil de transportar para o local do churrasco.
- Evite bebidas alcoólicas, bebidas excessivamente açucaradas ou com cafeína. Leve sempre água consigo, para ir bebendo ao longo do dia.
1. Ao grelhar, verifique se a carne ou o peixe estão bem cozinhados no interior, dando especial atenção à carne de porco, frango e outras aves.
2. Garanta determinados cuidados no intuito de reduzir a formação de partes carbonizadas na carne, peixe e outros alimentos, as quais possuem compostos carcinogénicos (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e aminas heterocíclicas), que promovem alterações no DNA das células.
3. Verifique se o fogo se encontra bem distribuído por todo o grelhador, utilizando uma quantidade de carvão/lenha adequada e suficiente; coloque os alimentos na grelha quando a chama se verificar menos intensa; retire a maioria das gorduras visíveis; vire frequentemente as peças; deixe cozinhar lentamente; marine a carne antes de grelhar (estudos sugerem que pode diminuir a formação de aminas heterocíclicas).
4. Combine a carne ou o peixe (em pedaços pequenos) com hortícolas ou fruta, de forma a reduzir o tempo na grelha.
Sugestões para a sua Ementa do Piquenique:
Entrada:
– Húmus e palitos de vegetais (cenouras, pimentos de várias cores, etc)
– Espetadas de tomate cherry e queijo fresco
– Mini-tostas com guacamole
Acompanhamentos:
– Salada repolho, passas e molho iogurte grego natural com pimenta preta
– Salada de feijão-frade, cebola e pimentos variados
– Massa com vegetais grelhados e queijo feta
Sobremesa:
– Fruta
– Muffins maçã e amêndoa (com redução de açúcar)
– Pudim de Iogurte e Frutos Vermelhos
– Crumble de Pera (com redução de açúcar)
Bebidas:
– Infusões frias
– Sumos de fruta naturais (atenção à quantidade de fruta adicionada)
Snacks:
– Chips vegetais e batata doce
– Espetadas de mozarela, fruta e presunto
– Mini-quiches de ovo e legumes
– Mini-panquecas de abóbora
– Pipocas (sem adição de açúcar e gordura)
– Tremoço (Dica: passe o tremoço por água para reduzir o teor de sal)
Comments are closed.