Sobretudo no verão e quando o calor mais aperta, há uma maior apetência para o consumo de bebidas alcoólicas. É também nesta estação que geralmente se organizam mais convívios/eventos com amigos e familiares, o que também contribui para o aumento do consumo. O que normalmente não temos em conta nestes momentos é que as bebidas alcoólicas contêm valores elevados de calorias e que, se consumidas sem moderação, podem arruinar toda uma rotina alimentar equilibrada.
O álcool contém cerca de 7 kcal por grama tornando-se um fornecedor de energia por acréscimo. Se o compararmos com os macronutrientes que compõe os alimentos verificamos que, por grama, o álcool fornece mais kcal do que a proteína ou os hidratos de carbono. No entanto, ao contrário destes macronutrientes, o álcool fornece aquilo a que designamos por “calorias vazias”, sem nutrientes, pelo que o seu consumo deve ser mesmo moderado.
Fomos comparar o valor energético de várias bebidas alcoólicas, apresentadas de seguida por ordem crescente de valor energético por cada 100ml:
Ao analisar a tabela acima constatamos que as bebidas destiladas (whisky, brandy, gin) são as que apresentam uma maior densidade energética, tudo por conta do seu maior teor alcoólico.
Das bebidas avaliadas, a cerveja e os vinhos são as que apresentam um menor valor energético. No entanto, é de notar que o seu consumo (em volume) é, geralmente, mais elevado. Por exemplo, 3 copos de vinho tinto (cerca de 600ml) equivalem a 396kcal aproximadamente. Algumas das bebidas apresentadas, contém outros ingredientes além do álcool (sumos, refrigerantes, açúcar, etc.) que também contribuem para o aumento do valor energético final.
Sendo assim, importa verificarmos as calorias presentes numa bebida tendo em conta o volume habitualmente consumido por unidade.
Independentemente das suas preferências, o importante é que desfrute da sua bebida com moderação e que faça a melhor escolha tendo em conta os objetivos que pretende alcançar.
DICA: Aconselhamos ainda que reforce a ingestão de água durante/após o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que o álcool favorece a desidratação.
Comments are closed.