Alimentação: Qual a sua relação com o sistema imunitário?

Uma alimentação saudável caracterizada por uma ingestão equilibrada de macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono, lípidos) e micronutrientes (vitaminas e minerais), aliada à prática de exercício físico, contribui para um melhor funcionamento das funções fisiológicas do corpo humano, incluindo o sistema imunitário.

Fiquemos porém cientes, que existem ainda outros fatores que influenciam a resposta do sistema imunitário como a idade, fatores genéticos, metabólicos, ambientais, anatómicos, fisiológicos e microbiológicos.

Quando se fala em sistema imunitário, é importante mencionar a sua relação com o microbiota intestinal. O microbiota intestinal é composto por milhões de microrganismos que vivem no intestino humano, responsáveis por várias funções no organismo, nomeadamente a modulação do sistema imunitário.

O crescimento e manutenção das bactérias benéficas ao organismo são influenciados pela nossa alimentação, sendo importante o consumo de probióticos e hortofrutícolas, naturalmente ricos em fibras e em fitoquímicos.

melhore o seu sistema imunitário

Face à pandemia que vivemos atualmente, é importante destacar que existe ainda pouca evidência científica sobre a relação entre a doença por SARS-CoV-2 (COVID-19) e a alimentação, não existindo nenhum alimento específico ou suplemento alimentar que possa prevenir a infeção pela COVID-19. Não obstante, é reconhecido que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de uma forma geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença.

Na tabela seguinte, sistematizamos os nutrientes que desempenham um papel fundamental no suporte da resposta do sistema imunitário e na redução do risco de infeções, os quais podem ser obtidos através de uma alimentação baseada nos princípios da Roda dos Alimentos, completa, equilibrada e variada.

Quais são as fontes alimentares para os nutrientes fundamentais para o sistema imunitário?

Nutriente Fontes Alimentares
Vitamina A (ou equivalentes) Leite e derivados, ovos, fígado, peixe gordo (salmão, cavala, sardinha, atum), cereais fortificados, vegetais de cor laranja ou verde (cenoura, batata doce, abóbora, couve, espinafre, brócolos), fruta de cor laranja (damascos, pêssegos, mamão, manga, melão).
Vitamina B6 Pescado, carne, vísceras, ovos, batata, leguminosas, cereais integrais, cereais fortificados, vegetais (principalmente de cor verde), fruta, grãos de soja, tofu.
Vitamina B12 Peixe, carne, ovos, algum marisco, leite e derivados, cereais fortificados.
Ácido fólico Vegetais (principalmente de cor verde), cereais e derivados pouco refinados, fruta, frutos secos, leguminosas, carne, marisco e ovos.
Vitamina C Vegetais e fruta (principalmente citrinos), batata, pimento verde e vermelho, kiwi, brócolos, sumo de tomate e morango.
Vitamina D Peixe gordo (salmão, cavala, sardinha, atum), fígado, ovos, óleos de peixe. Para além destes existem também os alimentos fortificados como leite, bebidas e cremes vegetais, cereais de pequeno-almoço e pão.
Vitamina E Sementes e óleos vegetais, nozes, cereais enriquecidos.
Zinco Marisco (ostras), carne vermelha e de aves, feijão, sementes, nozes, cereais integrais, cereais de pequeno-almoço fortificados, leite e derivados.
Selénio Peixe, marisco, carne, ovos, castanha do Pará, sementes, cogumelos, cereais e derivados.
Ferro Carne vermelha, vísceras, marisco, feijão, nozes, cereais integrais, vegetais com folhas verdes, nozes, feijões, e cereais fortificados.
Cobre Marisco, carne, vísceras, nozes, grãos de cereais, leguminosas e frutos secos.
Aminoácidos essenciais Carne, frango, pescado, ovos, leite e derivados, soja, nozes, sementes e leguminosas.
Ácidos gordos essenciais Sementes em geral, nozes e óleos vegetais.
Ácidos gordos ómega 3 Peixe gordo (salmão, cavala, sardinha, atum).

Referências bibliográficas:

Direção-Geral da Saúde. Novo CoronavírusCovid-19 Alimentação. Acedido a: 13-11-2020. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/dgs-lanca-manual-de-orientacoes-sobre-cuidados-com-alimentacao/

Direção-Geral da Saúde. Vitaminas.Acedido a 13-11-2020. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/

Direção-Geral da Saúde. Minerais.Acedido a 13-11-2020. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/

Calder, P. C. (2020). Nutrition, immunity and Covid-19. BMJ Nutrition, Prevention & Health, bmjnph-2020.

Biasebetti, M. D. B. C., Rodrigues, I. D., &Mazur, C. E. (2018). Relação do consumo de Vitaminas e minerais com o Sistema Imunitário: uma breve revisão. Visão Acadêmica,19(1).

Miles, E. A., Calder, P., & Childs, C. E. (Eds.). (2020). Diet and Immune Function. MDPI

Dias, A. D. C., de Sousa Araújo, D. G., da Silva, E. M., Farias, I. M., & de Freitas Gomes, L. M. (2020). A importância da alimentação saudável e estado nutricional adequado frente a pandemia de COVID-19. BrazilianJournalofDevelopment6(9), 66464-66473.

Comments are closed.