Segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), mais de metade da população Portuguesa não cumpre a recomendação da Organização Mundial da Saúde de consumir mais de 400g por dia de fruta e produtos hortícolas (equivalente a 5 ou mais porções diárias). Essa percentagem é maior nas crianças e nos adolescentes, dos quais 69% e 66% não cumprem com a recomendação.
As regiões com maior incumprimento das recomendações foram os Açores (69%) e a Madeira (60%), sendo o Algarve a região com menor prevalência de inadequação (47%).
O CNQA identifica algumas sugestões que facilmente permitem o cumprimento desse objetivo:
- Consumir sopa diariamente antes das refeições principais. Para além de facilitar o consumo de vegetais, ajuda a saciar e com isso a moderar as quantidades consumidas no prato principal.
- Consumir diariamente pelo menos 2 peças de fruta. Pode ser uma boa sugestão de sobremesa nas refeições principais ou snack nos intervalos das mesmas. Também é uma boa opção consumir fruta em smoothie ou batido ao pequeno-almoço ou lanche.
- Acompanhar a refeição principal com salada ou legumes cozinhados (sugerimos como dose de referência: metade do prato principal com salada ou legumes cozinhados).
Fonte: Lopes C et al. Inquérito alimentar nacional e de atividade física (IAN-AF) 2015-16. Universidade do Porto; 2017. ISBN: 978-989-746-181-1. Disponível em: www.ian-af.up.pt.
Comments are closed.