11 tipos de chás e os seus efeitos

CHÁ OU INFUSÃO SÃO A MESMA COISA? QUALQUER CHÁ TEM O MESMO EFEITO E É RECOMENDADO PARA QUALQUER PESSOA? É SUBSTITUTO DA ÁGUA?

Nestes dias frios, o Centro de Nutrição Quinta dos Açores (CNQA) procura dar resposta a estas questões.

Chá ou Infusão são a mesma coisa?

Não, chá e infusão não são a mesma coisa.

O chá resulta da cozedura de uma única planta, a camelliasinensis, planta que deu origem à palavra “chá”. Das folhas desta planta resultam variedades de chá como o preto, o verde, ooolong e o branco, dependendo dos processos de secagem e oxidação das folhas.

A infusão, por sua vez, é o líquido resultante da sobreposição de água a ferver sobre as folhas que podem ser de chá ou de outros ingredientes. As tisanas ou chás de ervas tratam-se na realidade de infusões, onde o líquido é coado e filtrado. Existe uma enorme variedade de ingredientes que podem resultar em infusões, nomeadamente, combinações de folhas, flores, cascas de frutas, sementes e outros elementos botânicos que lhes conferem sabor e lhes proporcionam benefícios, alguns deles populares há muitos anos.

saiba a diferença entre chá e infusão

 

Exemplos de infusões são a camomila, lúcia-lima, erva-mate, jasmim, hortelã, gengibre, cidreira, folha de oliveira, canela, anis, rooibos e cascas de frutas como limão, laranja e romã.

Os “chás” propriamente ditos podem ser aromatizados com infusões. Para isso, utiliza-se a base de chá (preto, verde, etc) e mistura-se com o complemento que se desejar. Aí sim, são chamados chás por exemplo, uma mistura de chá verde, cidreira e limão.

Há milénios que se recorre a plantas pelas suas propriedades curativas ou preventivas. Vários são os estudos que procuram aliar o conhecimento popular sobre plantas medicinais à evidência científica, bem como comprovar o efeito de algumas destas plantas no alívio de sintomas como: a sensação de inchaço, a ansiedade, a insónia, a retenção de líquidos, entre outros. As infusões, na sua generalidade, possuem um efeito diurético, isto é, auxiliam na excreção do líquido em excesso no nosso corpo.

 

Qualquer chá tem o mesmo efeito e é recomendado para qualquer pessoa?

Os chás e infusões são amplamente consumidos por todos, especialmente no inverno. Podem ser consumidos apenas por prazer, para promover o consumo hídrico ou por questões de saúde. O consumo de chá ou infusão contribui para a ingestão hídrica diária e, para as pessoas que não apreciam água no seu estado natural, pode ser uma boa alternativa (sem açúcar). No entanto, é de realçar que alguns dos seus componentes podem interagir com medicamentos pelo que, se realiza algum tipo de medicação específica, deve consultar o seu médico.

 

É substituto da água?

Note que chá ou infusão não equivalem a água e, apesar de esta ser o constituinte maioritário, a moderação deve ser sempre a palavra-chave!

O CNQA destacou algumas plantas/chás para as quais existe evidência dos seus efeitos:

Cavalinha De nome científico, Equisetum arvense, a cavalinha é conhecida pelos seus efeitos diurético, remineralizante, antioxidante, anti-inflamatório e hipotensor, podendo ser uma alternativa mais natural e com menos efeitos secundários, comparativamente aos diuréticos de prescrição. É indicada para prevenção e tratamento de osteoporose, sendo que a sua composição em Si(OH)4 promove aformação óssea.
Hibiscos O hibiscos, com nome científico, Hibiscussabdariffa, conhecido pelo seu efeito diurético, pode também ser utilizado pelo seu efeito anti-hipertensivo, anti-inflamatório e pela sua contribuição para a diminuição do colesterol. Esta planta atua em problemas do fígado e ajuda a impedir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade (promove a subida do colesterol HDL (bom) e a redução do colesterol LDL (mau)). Também pode ser utilizado no alívio de sintomas como dor de estômago, tosse e febre.
Salsa A salsa, Petroselinumcrispum, é diurética, anti-reumática, digestiva, sedativa e utilizada em problemas gastrointestinais e inflamações. É indicada no tratamento da cistite (infeção urinária), dores menstruais e hipertensão.
Rooibos O rooibos, com nome científico Aspalathuslinearis, é conhecido pela sua ação antioxidante e calmante, podendo ser utilizado para tratar distúrbios do sono, como é o caso da insónia. Esta planta apresenta um poder antialérgico e anti-inflamatório. Melhora o apetite, acalmando distúrbios digestivos.
Camomila A camomila, de nome científico Chamomillarecutita,é comumente usada para aliviar a dor de estômago, flatulência, diarreia, insónia e ansiedade. Planta medicinal utilizada contra espasmos e problemas digestivos. É cicatrizante, antialérgica, antibacteriana, antifúngica, calmante e sonífera.
Hortelã A hortelã, de nome científico Mentha, é usada no combate da dor de estômago, dor de cabeça, síndrome do intestino irritável e problemas respiratórios.
Gengibre O gengibre,Zingiberofficinale, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento de distúrbios digestivos e alívio de náuseas e vómitos. A raiz do gengibre melhora a circulação e é uma das melhores ervas para controlo da digestão, náuseas, congestão pulmonar e artrite.
Oliveira Muitos estudos têm sido desenvolvidos para demonstrar as propriedades das folhas de oliveira,nomeadamente, as suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antiaterogénicas, anticancerígenas e antimicrobianas.
Erva-cidreira A erva-cidreira, de nome científico Melissa officinalis, destaca-se pelas suas propriedades calmantes, auxiliando no combate de sintomas como a ansiedade, insónia, stress,qualidade do sono e promoção de bem-estar e tranquilidade. Esta planta possui um efeito positivo sobre problemas gastrointestinais, podendo ser utilizada como regulador menstrual, ajudando no combate de cólicas, na redução da flatulência (gases) e, pela sua atividade antiespasmódica, facilita a digestão. Alguns estudos apontam para a erva-cidreira um efeito hipotensor e efeitos na vasodilatação. Ainda pela sua açãoantioxidante, ajuda na diminuição dos níveis de colesterol (LDL), podendo assimprevenir doenças cardiovasculares.
Chá verde Tanto o chá verde como o preto apresentam-se como interessantes diuréticos naturais, auxiliando na excreção de líquidos. O chá verde, pela sua composição em flavonóides e catequinas, apresenta caraterísticas antioxidantes, podendo ser utilizado como um estimulante para a fadiga e é também conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, termogénicas e anticancerígenas,nomeadamente, ao nível do cancro do cólon, pâncreas, esófago, pulmões, mama e próstata. Para além disso, também apresenta benefícios a nível cardiovascular, reduzindo o risco de aterosclerose, enfarte do miocárdio e outras doenças cardiovasculares como a hipercolesterolemia.
Chá Preto O chá preto possui efeito diurético e, devido ao seu teor em teína (efeito semelhante à cafeína), pode ser utilizado como um estimulante em casos de fadiga (cansaço. Existem alguns estudos que demonstram que o chá preto possui efeitos favoráveis sobre os fatores de risco para a doença cardiovascular, no entanto, são necessários mais estudos a longo prazo que validem esta alegação.


Bibliografia:

Revikumar,C 2014, ‘Review on Herbal Teas’,Journal of Pharmaceutical Sciences and Research, Vol. 6 (5), pp. 236-238.

Mello, M, ‘EQUISETUM L. (EQUISETACEAE): UMA REVISÃO’,Cadernos da Escola de Saúde, 9: pp. 1-15.

Mahadevan, N 2009, ‘Hibiscus sabdariffa Linn-An overview’,Natural Product Radiance, Vol. 8 (1),pp.77-83.

Carmo, C 2020, ‘PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DA ERVA-CIDREIRA(Melissa officinalis)’. Disponível em: https://fave.univertix.net/wp-content/uploads/2020/11/R251-PROPRIEDADES-TERAPEUTICAS-DA-ERVA-CIDREIRA-Melissa-officinalis.pdf [Consultado a 08-02-2021].

Susalit, E,Agus, N et al, 2011, ‘Olive (Olea europaea) leaf extract effective in patients with stage-1 hypertension : Comparison with Captopril’,Phytomedicine, Vol.18, pp. 251–258.

OMAR, S 2010, ‘Oleuropein in olive and its pharmacological effects’,Scientia Pharmaceutica,Vol.78, pp. 133–154.

Colleen, M 2019, ‘Medically reviewed by Carissa Stephens, R.N., CCRN, CPN’. Disponível em: https://www.healthline.com/health/natural-diuretics [Consultado a 08-02-2021].

Comments are closed.