Notícia

Domingo, 11 de Dezembro de 2016 O Leite

O leite e seus derivados fornecem um conjunto complexo de nutrientes como as proteínas, gordura, lactose, vitaminas e sais minerais, todos numa proporção naturalmente equilibrada.

Apesar de ser detentor de uma gordura maioritariamente saturada, grande parte é composta por ácidos gordos de cadeia curta, que não têm o impacto negativo na saúde cardiovascular, que é associado à gordura referida. O leite Quinta dos Açores possui ainda ácidos gordos essenciais, que o nosso organismo não consegue produzir e são necessários para o seu bom funcionamento.

Vários estudos apontam que adultos que consomem mais leite apresentam uma melhor densidade óssea do que aqueles que não consomem, assim como, menos probabilidade de serem obesos.

Estudos realizados em crianças, em fase de crescimento, que não consomem lacticínios, relatam maior prevalência de baixa estatura óssea e maior adiposidade (gordura). Desde 2000, que surgem evidências de que o cálcio e os produtos lácteos possam ter um “efeito anti-obesidade”, mesmo sem restringir a ingestão energética.

Os lacticínios possuem o cálcio que é melhor absorvido pelo nosso organismo, recomendando-se a ingestão de 2 a 3 porções por dia.

Como curiosidade, pelo seu teor rico em triptofano, o leite é capaz de melhorar a qualidade do sono, além de que um estudo muito recente concluiu que a ingestão moderada de alimentos ricos em triptofano ajuda a controlar a vontade de ingerir doces e leva a uma maior saciedade.

Nutricionista Daniela Cunha

Deixe o seu comentário